Liturgia

Sagrada Liturgia é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo, na qual, por meio de sinais sensíveis, é significada e, segundo o modo próprio de cada um, é realizada a santificação dos homens, e é exercido plenamente pelo Corpo místico de Jesus Cristo, isto é, pela Cabeça e pelos membros, o culto público de Deus. (C.D.C.834)

Processo educativo, participativo e transformador (dimensão educativa e preventiva). A Pastoral da Liturgia é a responsável direta por tudo o que envolve a realização da missa.

A Liturgia é possivelmente a maior Pastoral da Igreja, já que engloba vários grupos distintos que acabam por formar a Pastoral, dentre esses grupos estão os Acólitos, Coroinhas, Canto, Leitores, Ministros, dentre outros.